Dramas coreanos que abordam o jornalismo - Viratempo

Dramas coreanos que abordam o jornalismo

by - quarta-feira, janeiro 23, 2019


     Liberdade de expressão, verdade, credibilidade, justiça e compromisso social. Esses são alguns dos valores que complementam a essência do bom jornalismo e asseguram o seu papel na sociedade. Além de serem, também, os principais elementos discutidos nos dramas que pretendo apresentar a seguir. Considero Healer aquele que aborda a corrupção e a censura, revelando a importância da liberdade de expressão e de uma imprensa livre; Pinocchio, como o responsável por ratificar a responsabilidade que o jornalista deve ter com a verdade no relato dos fatos, de lutar contra a injustiça e a corrupção, e assegurar a credibilidade da profissão perante a sociedade; e While You Were Sleeping um drama que demonstra como a manipulação da opinião pública pode afetar o bom entendimento dos fatos, causando prejuízo a sociedade — ainda que ele não seja fundamentalmente jornalístico.



1. Healer


"Meu pai sempre me disse... A segunda coisa que você gosta deve ser sua ocupação e a primeira coisa que você gosta deve ser valorizada como um hobby."
— Chae Young Shin
Título original: 힐러
Título romanizado: Heelreo
Episódios: 20
Emissora: KBS
Diretor: Lee Jung-Sub
Roteiro: Song Ji-Na
Elenco Principal: Ji Chang-Wook, Park Min-Young, Yoo Ji-Tae e Kim Mi-Kyung
Período de transmissão: 08/12/2014 - 10/02/2015
Gênero: Ação, Aventura, Drama, Suspense, Romance

     Um grupo de cinco jovens repórteres comandavam uma rádio clandestina, em 1980, com o propósito de lutar pela liberdade de expressão e denunciar os atos do governo. Na época, segundo as suas denúncias, os meios de comunicação já estavam sob o monopólio do governo e centenas de jornalistas contrários a censura haviam sido demitidos. Da mesma forma, o grupo era perseguido pelos censores, que os rastreavam na tentativa de impedir que eles seguissem transmitindo informações que não eram do interesse dos governantes. Doze anos depois, o grupo se envolve em um incidente que resulta na morte de Oh Gil Han e Seo Joon Seok e no desaparecimento de Oh Ji An, filha de Oh Gil Han e Myung Hee.


     Passados vinte anos desde o incidente Myung Hee casa-se com Kim Moon Shik, que também fazia parte do grupo. E Kim Moon Ho, que acompanhava sempre os amigos junto de seu irmão, torna-se um famoso repórter, reconhecido por dar voz às minorias e lutar em favor delas. Embora fosse jovem na época, Kim Moon Ho ainda sofre com as lembranças e a culpa pelos eventos do seu passado, e segue em busca da garota desaparecida. Com isso em mente, recorre ao vigilante da noite, Healer, colocando em suas mãos o trabalho de descobrir o paradeiro da jovem. Após encontrar Oh Ji An — que foi adotada e atende pelo nome de Chae Young Shin —, Healer descobre uma curiosa ligação entre os três a partir de uma fotografia que eles possuem em comum, dos cinco velhos amigos, e decide permanecer um pouco mais ao lado de Oh Ji An para entender qual a relação que eles têm com o seu pai.


     Healer é um vigilante que aceita os mais variados tipos de trabalho, sem fazer perguntas, e jamais revela sua identidade. Embora agisse ilegalmente, jamais aceitava trabalhos que envolvessem tirar a vida de alguém. Junto com uma ahjumma hacker e outra garota, ele cumpria suas missões em busca de conseguir dinheiro para realizar o sonho de comprar uma ilha próxima ao Panamá, onde desejava viver tranquilamente, sem ter outras ambições ou uma verdadeira paixão que tornasse a vida mais interessante. No entanto, após descobrir essa surpreendente ligação entre ele, Kim Moon Ho e Oh Ji An, e ao torna-se o principal suspeito de um assassinato, ele finalmente encontra algo para dar significado aos seus dias.



2. Pinnochio


"Pinóquio e repórteres deveriam saber que as pessoas sempre acreditam em suas palavras, portanto, deveriam saber que suas palavras são mais assustadoras do que as palavras de qualquer outra pessoa."
"A radiodifusão pode matar uma pessoa inocente com apenas uma declaração, então como eu me atreveria a pensar nisso como uma piada?"
— Choi Dal Po
Título original: 피노키오
Título romanizado: Pinokio
Episódios: 20
Emissora: SBS
Diretor: Jo Soo Won, Shin Seung Woo
Roteiro: Park Hye Ryun
Elenco Principal: Lee Jong-suk, Park Shin-hye, Kim Young-kwang, Lee Yu-bi
Período de transmissão: 12/11/2014 - 01/02/2015
Gênero: Ficção Científica, Romance, Familiar

     Ki Ha Myung vivia uma vida normal até que seu pai, chefe da equipe de bombeiros, morre em uma explosão em uma fábrica. Por conta de uma informação equivocada de um dos operários, o capitão retornou para dentro do edifício na busca de mais vítimas, porém acabou morto no incidente. Passado alguns dias, o seu corpo não foi encontrado, e devido a falsas especulações os veículos de comunicação começaram a divulgar que ele havia fugido e abandonado a sua equipe. Tudo porque um Pinóquio afirmou ter visto o bombeiro após o acidente. Pinóquios são pessoas que sofrem de uma síndrome que os torna incapazes de mentir, caso o contrário, eles irão soluçar até que a verdade seja revelada. Acontece que nossa mente pode nos enganar e uma mentira pode aparentar ser uma verdade, principalmente se acreditarmos fielmente nisso. Em seguida, uma jornalista, na ambição de ganhar audiência, apelou para o sensacionalismo e desviou a atenção da mídia para responsabilizar o bombeiro pelas mortes. E a família, que já estava de luto, acabou sofrendo mais perseguições e, no fim, a mãe de Ha Myung, não suportando mais, tirou a própria vida e tentou levar seu filho junto.




     
     Depois que a notícia falsa o fez perder sua família, Ki Ha Myung quase perde também a própria vida, mas é encontrado e adotado por um velho senhor que, devido a um trauma, acredita que o garoto é seu filho já falecido. Graças ao imenso carinho que Ki Ha Myung tem por aquele senhor ele decide viver uma vida quieta, com o nome de Choi Dal Po. Ele esconde sua verdadeira identidade sob uma aparência desleixada, agindo como um jovem de poucas habilidades, tudo para não abalar a saúde do seu novo pai. Um tempo depois, seu irmão adotivo Choi Dal Pyung se muda para a casa de seu pai junto de sua filha Choi In Ha. Choi Dal Po logo se afeiçoa pela garota, mas descobre que ela é filha da jornalista que enquadrou o seu pai, e desde então vive em um conflito de sentimentos por ela.




   

     Choi In Ha é uma Pinóquio e foi morar com seu avô contra a própria vontade. Ela admira e sente um orgulho imensurável pela sua mãe, tanto que adota para si o sonho de se tornar uma jornalista como ela é. Entretanto, na condição de não poder mentir, ela acaba tendo muitas dificuldades no início da carreira. Por outro lado, Choi Dal Po odeia jornalistas. Mas após se encontrar com a mãe de Choi In Ha e desafiá-la, ele se dispõe a tornar-se um repórter para depois vingar-se decente e apropriadamente da jornalista. Enquanto ele se prepara para cumprir a promessa, seu irmão Ki Jae-Myung sequer imagina que ele está vivo e planeja sua própria vingança de uma forma completamente oposta, se afundando cada vez mais na escuridão.


3. While You Were Sleeping


"(...)A verdade que ninguém podia ver. A verdade que você queria que ninguém descobrisse. Há breves momentos em que elas são reveladas ao mundo. Não vamos fechar os olhos se acontecer de enfrentarmos esses momentos. Não finja que você não viu. Não evite isso. Enfrente-a diretamente."
"Nós confiamos mais em evidências do que meras especulações. Infelizmente, nenhuma das evidências suporta sua afirmação."
— Jung Jae Chan
Título original: 당신이 잠든 사이에
Título romanizado: Dangshini Jamdeun Saie
Episódios: 16
Emissora: SBS
Diretor: Oh Choong-hwan
Roteiro: Park Hye Ryun
Elenco Principal: Lee Jong Suk, Bae Suzy, Jung Hae In e Lee Sang Yeob
Período de transmissão: 27/09/2017 - 16/11/2017
Gênero: Ficção Científica, Fantasia, Romance, Familiar

     Nam Hong Joon é uma jovem que possui a habilidade de prever o futuro através dos sonhos. Embora ela não saiba exatamente o período em que suas previsões irão acontecer, todas as manhãs ela as registra em um diário. Certa noite, ela encontra um homem que aparenta ser o mesmo que viu em uma dessas previsões, e tenta alertá-lo que sua vida está em risco, pois viu que ele morreria em uma explosão causada por um isqueiro em um posto de gasolina. Porém, o homem não lhe dá atenção. Naquela mesma noite ela sonha com a morte de sua mãe causada por eventos decorridos de um acidente que ela mesma cometeu. Na manhã seguinte, após ver no noticiário que a sua previsão anterior havia se cumprido, Nam Hong Joon se sente ansiosa e corta seus cabelos para tentar mudar ao menos um detalhe da cena que visualizou do futuro, na esperança de alterá-lo.


     A garota se torna cada vez mais preocupada até que, um dia, ao sair às pressas do encontro com seu namorado, o advogado Lee Yoo-Beom, para checar se não havia acontecido nada com sua mãe devido a uma falha de comunicação entre elas, os dois se envolvem em um acidente de carro, resultando na morte de um rapaz. Ela acorda dez meses depois, exatamente como no seu sonho. O que aconteceu? Não irei contar. Logo Nam Hong Joon descobre que o seu novo vizinho, o promotor Jung Jae Chan, também compartilha da sua habilidade de ver o futuro. Não apenas ele, como também o seu amigo policial Han Woo Tak. Qual será a ligação que há entre eles?


     Nam Hong Joon é jornalista e ama seu trabalho, mas abandonou a carreira desde que sonhou que morreria no exercício da profissão. Com o tempo ela sente cada vez mais falta da sua rotina no trabalho, bastante entendiada, como se seus dias não tivessem mais sentido. Em suas palavras: "Eu costumava lidar com promotores e policiais, mas agora estou tentando descobrir corrupção na articulação de frangos. Estou realmente perdendo meu conjunto de habilidades". Finalmente ela percebe estar na encruzilhada entre continuar trabalhando com o que gosta e o medo de retornar e perder sua vida.


Você também pode gostar

1 Comments