Nana: A Study in Hands || A representação do toque na obra de Ai Yazawa - Viratempo

Nana: A Study in Hands || A representação do toque na obra de Ai Yazawa

by - sábado, outubro 13, 2018



Um estudo em mãos é uma análise sobre como o toque das mãos caracterizam o relacionamento entre os personagens do mangá Nana, obra de Ai Yazawa. Esse texto não é de minha autoria, eu encontrei navegando pelo tumblr. Foi escrito por Devi, e você pode ler mais análises dela clicando aqui.. Em minha opinião, este texto é brilhante. E por isso achei que merecia uma tradução para o nosso idioma, até mesmo como uma forma de consolo para aqueles que como eu ainda esperam pelo retorno da Yazawa.

Eu entendo que "Um Estudo em Mãos" é também sobre a sensibilidade que a própria Yazawa insere nesses pequenos detalhes da obra. Ela já é conhecida por gostar de carregar de subjetividade alguns objetos como copos (que posteriormente, na série, serve para representar que houve um abalo no relacionamento das Nanas), sapatos, isqueiros, cigarros, etc (inclusive ela brinca com o nome das marcas), e com o uso do toque não seria diferente. Assim, nesse estudo, iremos compreender melhor como os personagens se relacionam, em sua forma de buscar e anseiar um pelo outro; observar as deixas que indicam se há respeito ou confiança em um relacionamento; e descobrir que o toque também pode ser algo que denota submissão e posse, tudo isto através da análise do encontro entre mãos. Sendo assim, vamos ao texto:

Observação: eu tomei a liberdade de reduzir a quantidade de imagens para tornar o artigo menos extenso. Com exceção disso, o restante permanece semelhante ao original, sem demais alterações. As imagens foram editadas e traduzidas por mim. Algumas vezes mantive o texto da tradução oficial em português, feita pela JBC, em outras acrescentei a minha própria interpretação, a partir das imagens disponibilizadas pela Devi no artigo original. Fica aqui também meu agradecimento a autora dessa análise por ter sido tão generosa em permitir que eu trouxesse a tradução para os fãs brasileiros de Nana. Agora, fiquem com o texto a seguir...

Eu vou começar com as mãos de Hachi e Nana, como nossas duas protagonistas


O relacionamento delas como companheiras de quarto é iniciado com um aperto de mão. E, a partir de então, elas se tornam cada vez mais afetuosas fisicamente, embora muitos de seus apertos de mãos na história sejam um meio de conforto. Porém, apenas um pouco mais do que algumas ilustrações coloridas mostram as duas segurando as mãos afetuosamente.


Depois do confronto de Hachi com Shoji e Sachiko, Nana a pega pela mão e a leva para casa. Naquela noite elas dormem na mesma cama. Apenas alguns capítulos depois, Hachi segura as mãos de Nana enquanto assistem ao show do Trapnest, e esta é a primeira vez que Nana vê Ren, desde que eles se separaram.


Depois, Hachi descreve as mãos de Nana como quentes, e diz ser a única mão que ela queria segurar desde então e para sempre. E assim, elas permanecem fisicamente afetuosas uma com a outra, com Hachi segurando o braço de Nana (enquanto toca a tatuagem de lótus dela) para confessar que ela estava apaixonada por Nobu, e diversas vezes caminhando com o braço de Nana ao seu redor.


Mais tarde, depois de todo o drama do bebê, Nana e Hachi se reencontram. E na primeira vez em que elas se cumprimentam, ambas estão usando seus anéis de noivado (Hachi até compara seus anéis com o fio vermelho do destino), e Nana estende a mão para Hachi segurá-la.


E depois da morte de Ren, as mãos de Hachi se tornam uma âncora para Nana segurar enquanto ela hiperventila.

Há também uma variedade de ilustrações coloridas de Nana e Hachi de mãos dadas:


O ato de segurar as mãos é uma forma bem básica e visível para os personagens exibirem afeição um pelo outro. Também pode ser um sinal de solidariedade ou conforto; ou um aperto de mão em um acordo, como algum tipo de pacto. Devido a todas as tribulações em seu relacionamento, essas duas nunca rejeitam a mão estendida da outra.

E então nós temos Hachi e Nobu


O relacionamento deles é de curta duração, embora eles tenham ainda um pouco desse apoio de mãos. É muito interessante que Hachi descreve a mão de Nobu como sendo calorosa como a de Nana.


(Além de segurar a mão, nós também temos esse momento íntimo na cama com Nobu guiando a mão de Hachi para acariciar seu rosto)

Eles vão ver a exposição de arte de Junko e Kyosuke, de mãos dadas. Não para conforto ou qualquer outro motivo. É só isso, como um casal. Para Nobu e Hachi, estar de mãos dadas é parte de ser um casal, de um amor recíproco e requerido - pelo menos até então. Mais tarde, no primeiro vislumbre do futuro, Nobu pega a mão de Hachi enquanto ela prepara o banho para ele.


Muitos interpretam esse momento como se ele ainda tivesse sentimentos por ela (eu tenho minha própria interpretação, mas deixa para lá). Com Hachi e Nobu, são doces os seus momentos juntos de mãos dadas.

No entanto, comparando as mãos de Hachi/Nobu com as de Hachi/Takumi...


Takumi puxa Hachi para a cama depois de vê-la com Nobu, enquanto ela fica relutantemente na porta, segurando uma cerveja. Mais tarde, depois de manipular a situação para levar Nobu e Nana a 'rejeitarem' Hachi, depois de descobrir que ela estava grávida; e trancar Hachi no banheiro até que ela cai quase catatônica; Takumi a carrega para a cama e pega sua mão, dizendo a ela para ser forte.


Parece um momento doce, se não fosse pelo contexto.

Mais tarde, Takumi coloca seu anel de noivado atrasado no dedo de Hachi.


Na parte de aniversário conjunto de Shin e Reira, Takumi fixa Hachi no que a está claramente forçando a fazer sexo com ele.


Suas mãos estão arrancando, agarrando, reivindicando. Puxando Hachi para a cama, tomando as mãos dela depois de manipular uma situação onde ninguém além dele poderia estar lá para apoiá-la. Colocando um anel no dedo dela, segurando-a para baixo. Há também várias cenas dele puxando-a pelo braço que eu não incluí.


Ele pega, sim, a mão dela como algo em que se agarrar, assim que ele recebe a notícia da morte de Ren. Ainda há uma grande diferença nas experiências de Hachi em segurar e tocar as mãos de Takumi e Nobu.

Há ainda mais carinho em como Takumi segura a mão de Reira:











No primeiro, Reira acorda depois de estar febril, com um Takumi adormecido segurando sua mão. Mais tarde, quando eles se tornam amantes, Takumi até enfia os dedos nos de Reira. Os dedos entrelaçados tendem a indicar um relacionamento ainda mais próximo do que apenas as mãos entrelaçadas.


Acima - só porque aconteceu e eu lembro - foi quando Takumi foi ajudar Reira, depois que ela caiu no chão, em tristeza. Eu não tenho nada a dizer sobre isso, apenas pensei em mencionar.

(Além disso, Nobu e Asami têm muitos momentos de exploração de mãos que lembram Hachi e Nobu de mãos dadas - mas há alguns momentos em que Nobu agarra Asami pelo pulso durante momentos de aflição de uma maneira controladora.


Isso realmente mostra o quão diferentemente Nobu realmente trata Asami, e é a pior mudança que ele realmente sofreu.)

E então nós temos Nana/Ren.

Nana e Ren tendem a não dar as mãos - eles preferem andar com os braços ao redor das costas um do outro. Na maioria das vezes, Nana e Ren gostam de ter afeição física na forma de sexo.


Ainda assim, eles têm alguns desses momentos, particularmente durante a primeira reunião adequada que tiveram.


Ren puxa-a pelo braço pelo corredor. Ao contrário de Takumi, que tende a "arrancar" Hachi, isso não é Ren forçando Nana. Ele está guiando ela, puxando-a. Certificando-se de que ela siga atrás dele, com certeza. Mas não há realmente nada de violento nisso - apenas desespero.


Depois que eles fazem sexo, Ren acorda e encontra Nana no banho. Ele toma a mão dela para guiá-la, afastando-a dele, para que ele possa lavá-la de volta.


Não me lembro exatamente do contexto do momento acima, mas acho que foi uma pista para o sexo. E então ele também pega a mão dela quando a pede em casamento, enquanto Nana está ansiosa, achando que ele está prestes a terminar com ela.


Para Nana e Ren, suas mãos tendem a se desprender para se segurar, isso se eles sequer segurarem as mãos.

Também em ilustração a cores eu encontrei:


E só para destacar, Nana e Shin apertam as mãos duas vezes - ambas com Shin fazendo uma promessa de superar Ren, mais ou menos como um negócio.


Quanto a Yasu, ele segura as mãos das pessoas algumas vezes, mas na verdade ele dá mais tapinhas na cabeça das pessoas, ilustrando bastante bem o seu papel uma figura quase guardiã para muitos dos personagens.


Ainda assim, quando segura a mão de alguém, fica normalmente fora de conforto, como quando Nana descobriu sobre a gravidez da Hachi, ou com Mai após a morte de Ren.


Yasu e Nana estão de mãos dadas nesta ilustração colorida:


Shin e Reira tendem a não dar as mãos - geralmente eles só se encontram em privado ou de outra forma eles estão tendo conversa de sexo/travesseiro.


Ainda assim, Shin pegou a mão de Reira para tranquilizá-la enquanto escrevia uma música e depois para lhe dar um beijo. Mais tarde, Reira pegou sua mão para impedi-lo de puxar o vestido e terminar com ele logo depois.


Que há tão pouco ato de segurar as mãos em seu relacionamento realmente destaca o quanto uma demonstração pública de afeto está fora de ser reconfortante.


Bônus rápido, só porque amei esse momento, Reira e Nana se encontrando.

Reira está tão feliz em conhecer Nana, mas Nana é tão dura. Sei lá.


Finalmente, temos adultos segurando a mão de uma criança.

Satsuki é visto de mãos dadas com adultos - geralmente Hachi e uma vez Yasu - com bastante frequência. Isso parece significativo o suficiente para que haja três ilustrações coloridas disso.

Young Ren também dá as mãos a Reira.


"Segure minha mão enquanto atravessa a rua", é algo que os pais dizem com frequência. Os pais seguram a mão do filho para mantê-lo seguro, afinal.

Isso é significativo.


Em um dos últimos capítulos que temos, Misuzu vem buscar sua filha e sai com ela na mão.


Cronologicamente, o primeiro evento da série é a imagem de Misuzu soltando a mão de Nana e deixando-a sozinha na neve.


As mãos são importantes nesta série. Se elas estão segurando ou soltando, no que estão fazendo e como estão interagindo. Para Nana em particular, cuja a mão foi uma vez deixada e a marcou com uma cicatriz irrecuperável.

Você também pode gostar

4 Comments

  1. Amei, amei, amei demais essa postagem! Gratidão imensa pelo seu maravilhoso artigo, sou muito fã de NANA (e de andar de mãos dadas também, ahuahuah)

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada 🥰

    É sempre bom ver um fã de Nana por aqui, para dividir um pouco da saudade hahah volta mais vezes!

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus que análise maravilhosa! Não tinha percebido como o toque resume tão bem as relações entre os personagens. O toque entre Hachi e Takumu é o que mais me incomoda, mas o de Hachi e Nana é o mais bonito, de Nobu também é tão fofo. Amei sua postagem, sou muito fã dessa obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Yazawa é brilhante!

      Também acho linda a amizade entre a Hachi e a Nana, elas são almas gêmeas. Em relação ao toque, Ren e Nana me fazem sofrer demais... é tanto anseio e desespero envolvido :c

      Excluir