10 Aplicativos essenciais para organizar uma boa rotina de estudos - Viratempo

10 Aplicativos essenciais para organizar uma boa rotina de estudos

by - terça-feira, janeiro 30, 2018


       As férias estão acabando e a contagem regressiva para a volta às aulas já começou. Por isto, resolvi trazer para vocês uma lista de aplicativos que podem ser úteis na organização de uma boa rotina de estudos. Com estes aplicativos você poderá planejar os seus dias, formar hábitos melhores, e ter em mãos ferramentas de grande utilidade no dia a dia de um estudante. Tenho certeza que pelo menos um destes aplicativos vai estar em seu smartphone nos próximos minutos!



1. Alarmy

       "O alarme mais irritante do mundo". E não é à toa que ele é o primeiro aplicativo a ser listado, afinal, os primeiros dias de aula são uma tortura. Acordar cedo depois de todo um período de hibernação é bem complicado, né? E é exatamente por isto que Alarmy é o aplicativo mais indicado para quem quer deixar de lado os maus hábitos. Para aqueles que tem dificuldade em acordar no horário, o aplicativo exige um esforço para desativar seu alarme. Desde responder a alguns cálculos matemáticos até, por exemplo, tirar uma foto de determinado local. Assim, restando apenas a opção de acordar para o silenciar. Uma maneira eficiente de cumprir o seu papel, pois ou você acorda ou... acorda. kkk


2. Time Planner

       Para ter uma rotina de estudos saudável e eficiente, não basta apenas "estudar". É preciso estar disposto a ceder. Encaixar o horário para se dedicar aos estudos em qualquer momento, sem planejamento, pode prejudicar bastante a qualidade do aprendizado. Por isto, organizar o seu tempo e desenvolver o hábito de estudar diariamente é de grande importância. Até mesmo para conciliar bem todas as atividades do seu dia. O Time Planner possui todas as funcionalidades necessárias para tornar a programação de seus estudos e demais afazeres mais simples. Você pode visualizar suas tarefas diárias, semanais e mensais; configurar lembretes, tarefas, e visualizar o progresso e a distribuição de todas as atividades em um gráfico. Ou seja, vai ter a oportunidade de avaliar tudo aquilo ao qual tem se dedicado e acha que deve melhorar.


3. HabitBull

       Falando em formação de hábitos, não poderia deixar de lado o HabitBull. Este aplicativo é bem simples, não tem segredo. Você adiciona um hábito que quer desenvolver ou deixar de lado e estabelece uma data para a realização deste feito. Conforme os dias vão passando, você vai atualizando o status deste hábito, por exemplo: você quer terminar seu TCC em dois meses, e decide que para alcançar este objetivo vai precisar escrever um mínimo de duas horas por dia. Então basta ir no aplicativo, adicionar o hábito que deseja, e diariamente atualizar as informações do seu progresso. Legal, né? HabitBull serve como um bom incentivo para obter um melhor desempenho nos estudos se ele for utilizado para esse objetivo. Então fica aí a dica!


4. Day Day

      Esse aplicativo é provavelmente o que tem a funcionalidade mais simples de todos. Ele serve apenas para marcar a contagem regressiva de determinado evento. É bom para utilizar, por exemplo, quando o período de provas ou de apresentação de algum seminário está próximo. Ele pode ser útil como uma constante lembrança afinal ele não sai da barra de notificação destas datas. Eu gostei desse aplicativo, ainda que não tenha tantas funcionalidades, porque o achei bem fofo. Para quem costuma esquecer fácil datas e acaba se prejudicando porque não fez alguma atividade no tempo estimado, Day Day pode servir como um bom lembrete e  até um incentivo para realizar estas tarefas em tempo oportuno.


5. Memento Database

       O aplicativo Boss desta lista. Memento é um aplicativo de banco de dados que serve para organizar qualquer coisa. Tem interface simples, e o melhor de tudo: é personalizável. Você pode adaptá-lo para armazenar de tudo! Livros, albúns, receitas, jogos, senhas, programas de TV, etc. Entre estes, é possível arquivar também conteúdos de aulas. Áudios, documentos, imagens, notas, horários das aulas, etc. Eu gostei bastante dessa biblioteca, porque nela tudo fica muito bem armazenado, além de ser simples de utilizar. Vale a pena dar uma olhada!


       Os aplicativos anteriores foram mais de organização e formação de hábitos, desenvolvimento de uma rotina, etc.  Agora vamos ao primeiro com real utilidade para as disciplinas e estudos. 


6. CamScanner

       Sempre é bom ter em mãos um aplicativo com a funcionalidade do CamScanner que, como o nome já diz, é um digitalizador de documentos. A possibilidade de poder, a qualquer momento e sempre que precisar, tirar uma cópia digital de um documento é um bom recurso para se utilizar nos estudos. Principalmente naqueles dias em que somos pegos de surpresa, e o professor passa alguma atividade importante, mas não temos dinheiro para pagar a xerox, por exemplo. Ou até mesmo para ajudar aquele seu amigo que não compareceu a aula e deixou de receber a cópia de algum texto. Com apenas um clique da câmera você pode transformar a imagem em PDF, e rapidinho compartilhar com seus amigos. O aplicativo permite que você edite o brilho, configura a imagem para parecer o mais realista possível, e até armazena os documentos em diferentes pastas, o que é ótimo para a scanner de documentos com mais de uma página. CamScanner é o melhor aplicativo dentre os que tem a mesma funcionalidade, vale a pena testar.


7. Flashcard Maker

       O método de estudar utilizando cartões não é novidade. A técnica que ajuda na rápida memorização de conteúdos é bastante adotada pelos estudantes americanos. Os chamados flashcards, através de associações, fixam na mente do aluno todo o conteúdo a ser estudado. Pois ao criar seus cartões, você coloca as informações da maneira que convém, com suas próprias palavras, com aquilo que sabe que vai tornar mais fácil a memorização. Então na hora de estudar tudo se tornará mais simples e seu desempenho melhor. Além de tudo isto, o Flashcard é um bom recurso para aqueles que não possuem tanto tempo disponível para os estudos. Com este aplicativo você vai poder estudar sempre que surgir alguma oportunidade. Seja na fila do banco ou no ônibus de volta para casa. É uma maneira eficiente de tornar estes pequenos momentos do dia a dia mais produtivos.


8. Fast Note

       Fast Note é um aplicativo de notas rápidas, ótimo para aqueles momentos que você precisa tomar nota de algum endereço, algo que ouviu pelo rádio ou assistiu pela TV, informações sobre algum seminário ou evento que vai acontecer na faculdade, cursinho, etc. De todos os aplicativos listados eu não abro mão deste, pois gosto bastante da simplicidade que tem. É um aplicativo rápido, basta escrever e sair que tudo fica salvo automaticamente. Mas se você prefere aplicativos de notas mais avançados, cheio de funcionalidades, vai gostar dos que vem a seguir.


9. One Note

       Ótimo para armazenar além de notas, imagens, aúdio, documentos, criar listas etc. Tudo organizado em blocos, que podem também ser compartilhados. O One Note pode ser acessado via desktop sem muita dificuldade, basta apenas fazer o login e todos os dados estarão ao alcance. Essa mobilidade é ótima para agilizar algum trabalho. Eu recomendaria armazenar resumos dos conteúdos para ter sempre em mãos material para estudar, e somado ao Flashcard fica mais interessante.


10. Evernote

       Tem as mesmas funcionalidades do One Note, mas o considero melhor graças ao recurso de organizar os dados em tags. Eu achei ele perfeito para fazer fichamentos. Procurei bastante por aplicativos que pudesse armazenar minhas citações favoritas e organizá-las por categorias, e nunca pensei no Evernote até o momento que decidi fazer esta lista. Quando fui testar o aplicativo depois de tanto tempo que percebi que ele é perfeito para o meu propósito. Por isso acho bastante útil para quem está fazendo as leituras e pesquisas necessárias para a realização do trabalho de conclusão de curso. Fazer fichamentos pelo Evernote vai tornar tudo mais fácil e menos estressante, tenho certeza.

        Gostou da lista? Tem alguma sugestão de aplicativos que não foram listados aqui? Comenta aí embaixo, quero muito saber! (:

Você também pode gostar

0 Comments