Confira cinco dramas sobre tecnologia para te fazer torcer pelo futuro da inteligência artificial - Viratempo

Confira cinco dramas sobre tecnologia para te fazer torcer pelo futuro da inteligência artificial

by - quinta-feira, março 19, 2020

"Além de simplesmente tornar a vida humana mais conveniente, o que a tecnologia acabará por trazer para nossas vidas aparentemente fascinantes, mas alienadas, e para nossas mentes férteis e desoladas?" — diretor de My Holo Love, Lee Sang Yeob
Black Mirror que lute, porque eis aqui uma lista de dramas sobre tecnologia e ficção científica que eu tenho orgulho de compartilhar. São cinco dramas que trazem uma abordagem curiosa sobre a tecnologia e suas implicações sociais. Nós temos de tudo: triângulo amoroso, prosopagnosia, romance de escritório, herdeiro problemático, amnésia, amigos de infância esquecidos, trauma de infância, inimigos que se tornam amantes. Enfim, a lista dos clichês que adoramos é longa, e o enredo é sensacional.
Apesar de terem em comum essa pegada de inteligência artificial e fantasia científica, eu acredito que consegui fazer uma seleção de dramas bem diversificada. No fim do artigo, deixei ainda dois dramas extras, que se tratam de um "gênero" - se é que podemos chamar assim - que eu estou torcendo para continuar a crescer no entretenimento asiático. Confere a lista!


1. Absolute Boyfriend


"Encontros e despedidas são decididos em um instante, e coincidentemente. Se isso é verdade, então nosso encontro é uma coincidência? Ou fato?"

Título original: 절대 그이
Título romanizado: Jeoldae Geui
Episódios: 40, com cerca de 30 minutos de duração
Emissora: SBS
Diretor: Jung Jung Hwa
Roteirista: Yang Hyuk Moon
Elenco Principal: Suho, Yeo Jin Goo, Minah, Hong Jong Hyun
Período de transmissão: 15/5/2019 - 11/7/2019
Gênero: Comédia, Romance

Descrito como um “melodrama romântico disfarçado de ficção científica”, Absolute Boyfriend conta a divertida história de Da Da, uma maquiadora de efeitos especiais que, depois de sofrer uma desilusão amorosa, se envolve em um relacionamento com um robô humanóide construído para se tornar o namorado ideal.

A situação inusitada acontece quando Da Da recebe um estranho pacote por engano. Curiosa, ela abre a caixa e encontra no seu interior um robô de última geração. No exato momento em que o pacote é aberto por Da Da, o robô cai em seus braços e é ativado por um beijo acidental. Por causa disso, Da Da é empurrada involuntariamente para o período de sete dias de teste, tendo que cuidar do seu "novo namorado" pela próxima semana. A situação se torna mais complicada quando o famoso ator Ma Wang Joon, seu antigo namorado por sete anos, reaparece.

Adaptado do popular mangá Zettai Kareshi, de Yuu Watase, o drama coreano se destaca por trazer uma abordagem diferente das versões lançadas no Japão e Taiwan. Essas últimas seguiram o enredo com a maior fidelidade possível, enquanto a adaptação coreana se propôs a brincar com as possibilidades. Como Da Da irá enfrentar essa relação atípica com um ser de inteligência artificial e um ex-amante? Você pode conferir a partir do site e aplicativo de streaming Viki, e pelos principais fansubs brasileiros.

2. I Am Not a Robot


"Foi por sua causa; porque você estava ao meu lado. Comprarei as baterias mais duradouras do mundo. Fique comigo até eu morrer... Fique comigo para sempre. Você é o meu tesouro mais precioso."

Título original: 로봇이 아니야
Título romanizado: Roboti Aniya
Episódios: 32, com quase 30 minutos de duração
Emissora: MBC
Diretor: Jung Dae Yoon
Roteirista: Kim Seon Mi
Elenco Principal: Yoo Seung Ho, Chae Soo Bin, Uhm Ki Joon
Período de transmissão: 6/12/2017 - 25/1/2018
Gênero: Comédia, Romance

A comédia romântica da MBC, I Am Not A Robot, relata a história de um homem que, por ter alergia a humanos, vive isolado em uma mansão com apenas a companhia de um robô de limpeza. Apesar de não poder manter contato físico com outras pessoas, Kim Min Kyu acaba se apaixonando por uma garota robô, e aos poucos vai se desprendendo de seus medos e inseguranças. Ele encontra na figura da robô um ser, nesse universo solitário, no qual ele pode depositar toda a sua confiança e afeto.

Apesar da relação de lealdade entre os dois, o rapaz não faz ideia de que a andróide que ele tanto estima é na verdade uma mulher fingindo ser um robô. Imagine a surpresa que Min Kyu terá ao descobrir esse fato? Com transmissão encerrada em 25 de janeiro de 2018, I Am Not a Robot foi um drama de sucesso na Coreia, e descrito pelo protagonista Yoo Seung Ho como “um drama comovente que aqueceu todo mundo neste inverno frio”. Afinal, com tanto bom humor e doçura, nosso confortável coração tem onde se apoiar. Disponível no Viki.


3. Love Alarm


"Mas graças a uma única pessoa que está tocando meu alarme agora, neste momento eu tenho esperança de que posso ser feliz."

Título original: 좋아하면 울리는
Título romanizado: Joahamyun Woolrineun
Episódios: 8 episódios, com previsão para lançamento de uma segunda temporada
Emissora: MBN, Dramax
Diretor: Lee Na-Jeong
Roteiristas: Cheon Kye Young (webcomic), Lee A Yeon, Seo Bo Ra
Elenco Principal: Hwang Sun Oh, Kim So Hyun, Jung Ga Ram
Período de transmissão: 22/8/2019 - em lançamento
Gênero: Comédia, Romance

Love Alarm é um drama de romance, ambientado em uma realidade alternativa, onde as pessoas encontram amor através de um aplicativo que alerta os usuários quando alguém em um raio de 10 metros tem sentimentos por eles. Como Original Netflix, o drama foi lançado em 2019 e está com segunda temporada prevista para sair em agosto de 2020.

A primeira temporada relata a história de Kim Jo Jo, uma estudante do ensino médio, que descobre o amor a partir do aplicativo Love Alarm, e se vê diante de indecisões e diversos conflitos amorosos. Em um mundo em que as pessoas guiam-se e apostam seus destinos em informações reveladas artificialmente, irá Kim Jo Jo reconsiderar seus sentimentos e percepções? Assista na Netflix ou no fansub de sua preferência.

4. Are You Human, Too?


"O afeto físico causa a secreção de dopamina e endorfinas, o que resulta em maior interesse pela outra pessoa. Seu interesse por mim também aumentou? Você gosta de mim?"

Título original: 너도 인간이니
Título romanizado: Neodo Inganini
Episódios: 36, com aproximadamente 30 minutos de duração
Emissora: KBS2
Diretor: Cha Young Hoon
Roteirista: Jo Jung Joo
Elenco Principal: Seo Kang Joon e Gong Seung Yeon
Início de transmissão: 4/6/2018 - 7/8/2018
Gênero: Comédia, Romance, Fantasia, Ação


Em “Are You Human, Too?” somos apresentados ao robô Nam Shin III, um andróide de inteligência artificial criado pela maior autoridade em tecnologia robótica da Coreia do Sul, Laura Oh. Devido a algumas circunstâncias, o robô acaba sendo levado para substituir seu colega humano Nam Shin, herdeiro de um lucrativo império comercial familiar que está em coma após sofrer um grave acidente.

A história dos dois se cruza com a de Kang So Bong, uma antiga lutadora de artes marciais mistas que foi contratada para proteger Nam Shin III como sua guarda-costas. As coisas se tornam complicadas quando a garota começa a se apaixonar pelo robô humanóide, enquanto tenta protegê-lo das pessoas que tentaram matar o Nam Shin verdadeiro. Lançado em 2018, “Are You Human, Too?” alcançou altas classificações de audiência. Você pode assistir a partir do Viki ou no fansub de sua preferência.

5. My Holo Love



"Isso é estranho. Eu sinto que posso tocar em você, se eu apenas avançar. Isso é um sonho?"

Título original: 나 홀로 그대
Título romanizado: Na Hollo Geudae
Episódios: 12
Emissora: Netflix
Diretor: Lee Sang Yeob
Roteirista: Ryoo Yong Jae
Elenco Principal: Yoon Hyun Min, Ko Sung Hee, Choi Yeo Jin, Chansung
Lançamento: 7/2/2020
Gênero: Comédia, Romance, Fantasia,

My Holo Love é sobre uma jovem solitária que descobre o companheiro perfeito em uma inteligência artificial (AI) holográfica. Han Son Yu sofre de um distúrbio cientificamente conhecido como prosopagnosia, que impede que ela reconheça o rosto das pessoas. Devido ao distúrbio de cegueira facial, Han So Yun decidiu manter uma vida reclusa, com poucos relacionamentos. Por causa disso, ela perdeu um pouco de suas habilidades sociais, se tornando uma pessoa distante e insegura de revelar seus sentimentos.

Sua vida passou a ter mudanças significativas quando ela conheceu Holo, o programa de inteligência artificial cuja aparência é a mesma do seu criador, Go Nan Do. Com a ajuda de Holo, Han So Yun se tornou mais confiante e começou a brilhar em seu trabalho, mostrando sua verdadeira personalidade: doce, divertida e gentil.

Aos poucos Han So Yu, sem saber, começa a interagir com Go Nan Do, que demonstrou um interesse peculiar pela garota. Também gradualmente, ele se apaixona por So Yun. No entanto, sua personalidade fria, que contrasta com a de Holo, não está a seu favor. Com o triângulo amoroso formado, entre um homem, uma mulher e um holograma de inteligência artificial, já podemos contar com muitas emoções. E aí, vai maratonar? Disponível na Netflix.

EXTRA

Como eu disse no começo desse artigo, estou muito animada com esse novo formato de dramas, e até mesmo séries, que está surgindo. Quem já assistiu o filme O Jogador Nº 1 e a série da Netflix, Kiss Me First, já deve saber do que estou falando. Basicamente, nessas produções que acabei de indicar, há uma relação, ou um cruzamento, entre a vida normal e a realidade virtual.

É uma abordagem sobre o que já acontece em nosso cotidiano, quando estamos em plataformas, redes sociais ou jogos online, e conhecemos pessoas, formamos relacionamentos e as trazemos para nossas vidas. Ou seja, essas produções retratam uma extensão da nossa vida social para um ambiente artificial e ilimitado, cheio de universos paralelos, onde a nossa imaginação pode se libertar.

Assim, trouxe dois dramas, um chinês e um japonês, que apresentam um pouco dessa tendência. O primeiro, Love 020, traz a história leve e adorável de um romance entre dois jovens que compartilham um mesmo sonho. Já o segundo, baseado em fatos, retrata um drama familiar de reaproximação entre um pai e um filho, a partir do jogo Final Fantasy XIV. É uma história encantadora que resgata um pouco da nossa fé de que um relacionamento desgastado ou distante pode ser reavivado. Espero que gostem, e até a próxima!

6. Love 020


"Eu me casei no jogo. Vou apresenta-lá a vocês algum dia. Agora sou um homem de família, não posso consertar computadores de outras garotas."

Título original: 微微一笑很倾城
Título romanizado: Wei Wei Yi Xiao Hen Qing Cheng
Episódios: 30
Emissora: JSTV
Diretor: Lin Yufen
Roteiristas: Gu Man Shen, Feixuan, Wen Ting, Ou Yang, Good Story Workshop
Elenco Principal: Yang Yang, Zheng Shuang, Bai Yu, Mao Xiao Tong
Período de transmissão: 22/8/2016 - 06/9/2016
Gênero: Aventura, Comédia, Romance

Lançado em 2016, o drama Love 020 conta a história de Bei Wei Wei, uma universitária bela e inteligente, que pretende ser desenvolvedora de jogos online. Nas horas vagas, Bei Wei Wei joga seu jogo de RPG favorito, “Uma História Chinesa Sobre Fantasmas”. É nesse mundo alternativo, que ela conhece Xiao Nai, seu colega de faculdade. O rapaz é o jogador número um no RPG, conhecido como Yixiao Naihe.

Após terminar com seu marido no jogo, Bei Wei Wei recebe uma proposta de casamento de Yixiao, sem saber que se tratava do seu colega de faculdade. Depois de um tempo no relacionamento virtual, os dois decidem se encontrar. Será que a química entre o casal se tornará um verdadeiro romance na vida real? Você pode acompanhar na plataforma de streaming do Viki.

7. Dad of Light


"Projeto Dad of Light! Esse é meu projeto para convidar meu pai a adentrar o mundo de Final Fantasy XIV, um lugar que eu amo, e viver aventuras espetaculares com ele, sem revelar minha identidade. É minha maneira de mostrar ao meu pai que gosto dele."

Título original: ファイナルファンタジーXIV 光のお父さん
Título romanizado: Fainaru Fantajī Fōtīn Hikari no Otōsan
Episódios: 8
Emissora: Mainichi Broadcasting System
Diretores: Teruo Noguchi e Kiyoshi Yamamoto
Elenco Principal: Yudai Chiba, Ren Osugi, Mako Ishino
Período de transmissão: 17/4/2017 – 29/5/2017
Gênero: Aventura, Drama, Fantasia, Familiar

Baseado em uma história real, Dad of Light conta a história de um pai e um filho que se reaproximam jogando o RPG online Final Fantasy XIV. Quando Akio era criança, ele adorava jogos de videogame, mas seu pai Hakutaro não compartilhava do mesmo hobby. Viciado em trabalho, o único jogo que o interessava era o Final Fantasy Original. Ele passava horas se divertindo com o filho. No entanto, com o passar do tempo, os dois começaram a se distanciar.

Akio só percebeu isso quando, já adulto, soube que seu pai havia se demitido do emprego. Ele não conseguia entender essa decisão, pois seu pai amava o trabalho. Já o rapaz, que nunca deixou sua paixão pelos jogos, formou uma verdadeira família em Final Fantasy XIV. No mundo de Eorzea, ele podia expressar seus sentimentos e ter em quem se apoiar. Pensando nisso, considerou que talvez conseguisse se aproximar novamente do seu pai, se ele também fosse inserido nesse novo mundo. Assim, para recuperar o vínculo com o seu pai e descobrir porque ele havia deixado o emprego, Akio o presenteia com o jogo Final Fantasy.

Segundo a Polygon, é uma premissa familiar para quem cresceu jogando videogame e desejando que seus pais se juntassem a eles. Já eu descreveria como um drama doce, alegre e cheio de aventuras no mundo de Eorzea. Ficou interessado? Tem na Netflix.

Você também pode gostar

0 Comments