Significado das flores segundo dramas coreanos - Viratempo

Significado das flores segundo dramas coreanos

by - terça-feira, dezembro 31, 2019


Nunca fui o tipo de pessoa romântica ao ponto de sonhar em receber buquês de rosas vermelhas durante uma confissão ou como presente do dia dos namorados. Achava flores um presente bem inútil. "O que eu vou fazer com um buquê além de colocar ele em um vaso e esperá-lo morrer?", pensava. Era deprimente, eu sei. Não conseguia entender o porquê da reação exacerbada em filmes. Em outras vezes, percebia apenas a apatia de receberem o buquê para elegantemente o colocarem em um vaso. Onde estava o romance? Parecia coisa de gente fresca. Eu só consegui perceber o significado e a beleza de dar e receber flores a partir do meu gosto por novelas asiáticas, quando fui apresentada a uma nova perspectiva.

Conforme fui preparando esse artigo, descobri que a simbologia das flores existe desde a época vitoriana, quando acreditava-se entre a classe alta que cada flor trazia uma mensagem secreta, principalmente devido aos costumes e ao conservadorismo daquele tempo, em que as pessoas não podiam admitir tão diretamente o que sentiam. Por isso, recorriam a mensagens transmitidas pelas flores.

Assim como nos tempos vitorianos, a perspectiva dos dramas ressalta o simbolismo das flores, e em cada produção eles destacam o sentimento a ser confessado, tornando o gesto ainda mais nobre e romântico. Pensando nisso, fiz essa curadoria de significados para a gente se encantar com as situações fofas que as novelas coreanas apresentam. Confere aí, e cuidado com possíveis spoilers!


Lírio dos Vales segundo o drama Boys Before Flowers (2009)


"Você sabe o que o lírio do vale significa? Ele significa felicidade... Então, é para amantes darem um ao outro" 

O Lírio dos Vales é apresentado no drama no episódio 5, quando Geum Jan Di vê Yoon Ji Ho observando um pequeno vaso em frente ao mercado, durante a viagem para a Nova Caledônia. No episódio seguinte, Jan Di encontra Ji Hoo sozinho na praia, a noite, com um vaso de Lírio dos Vales ao lado. Ela senta próxima a Ji Hoo, que a questiona sobre o significado da flor. Ele explica que na linguagem das flores o Lírio dos Vales quer dizer "sem dúvidas, a felicidade virá", e Geum Jan Di o responde dizendo: "é por isso que ele é dado apenas para a pessoa a quem você ama". 

De acordo com o Garden Guide, o Lírio dos Vales é uma planta perfumada usada em jardins, cerimônias religiosas e celebrações mundiais. Além de significar o retorno da felicidade, ela também está associada a pureza, castidade, sorte e humildade. O simbolismo tem origem no folclore e no cristianismo. Outros dramas que apresentam o Lírio dos Vales: The Snow Queen (2006), Hide and Seek (2018), Secret Boutique (2019).

Rosa Branca segundo o drama Cinderella and Four Knights (2016)


A rosa branca aparece algumas vezes ao longo do drama, com destaque no episódio 7, quando Eun Ha Won responde para o presidente Kang qual é seu significado. Conforme a professora de Eun Ha Won a ensinou, a rosa branca simboliza o respeito, e deve ser entregue para as pessoas a quem ela respeita. A flor aparece no drama também no primeiro episódio, quando Ha Won deixa um buquê de rosas brancas no columbário em que sua mãe descansa. E é também por causa da flor que ela se conecta a Ji Woon, ainda na infância, quando durante o funeral da sua mãe ele a entrega uma rosa branca. Essa memória é recordada no episódio 16, após o casal perceber que havia perdido as mães ao mesmo tempo. Essa relação dos dois com a rosa continua a aparecer outras vezes, como uma forma de reforçar essa ligação que eles já tinham da época em que eram crianças. 

De acordo com o AuntyFlo, nos tempos vitorianos, dois amantes ou amigos trocavam rosas brancas para simbolizar não apenas a paz no relacionamento, mas também o vínculo entre si. A rosa branca está associada também a paz, amor puro, foco, inocência e felicidade, além de prestar homenagem a novos começos e expressar esperança no futuro. Ela costuma ser usada em ocasiões cerimoniais, como aniversários, batizados e formaturas. A rosa branca também significa alma perdida e pode ser utilizada em funerais.

Flor de trigo sarraceno e flor de algodão segundo Goblin (2016)


"Mas o que a flor de trigo sarraceno significa?", "Amante" 

No primeiro episódio de Goblin, Han Eun Tak se encontra pela primeira vez com Kim Shin, ao invocá-lo a partir de um desejo, sentada no quebra-mar da praia de Jumunjin. Naquele dia era celebrado o seu aniversário de nascimento, que coincidia com o aniversário da morte de sua mãe. Kim Shin aparece com um ramo de trigo sarraceno em mãos e oferece a Eun Tak. Ela o questiona sobre o significado da flor, e, conforme a resposta de Kim Shin, a flor de trigo sarraceno simbolizaria a palavra "amante". 

Outra flor em destaque no drama é a de algodão. Assim como em outros dramas populares, a flor de algodão é simbolizada como o amor de mãe. É por isso que, representando a figura materna de Eun Tak, a divindade Samshin a parabeniza com um buquê de algodão no dia da sua formatura. Em outros dramas, a exemplo de My First First Love, ela pode significar o valor por quem está próximo.

Crisântemos e diversas flores segundo Her Private Life (2019)


Ryan Gold tenta expressar seus sentimentos para Sung Deok mi a partir de um buquê com flores de crisântemos coloridos, no episódio 8 de Her Private Life. As flores significam "alegria, perfeição e eternidade", mas as de cor amarela podem simbolizar "amor rejeitado" e as brancas "dor profunda". 

De acordo com o FlowerInfo, como presente, a flor do crisântemo pode ser dada em eventos românticos, pois os crisântemos brancos representam amor leal, e as variedades vermelhas são símbolos simples que dizem: "Eu te amo!". No Japão, essas flores também são emblemas de uma vida longa e podem ser dadas em qualquer ocasião para desejar ao destinatário uma existência boa e saudável. 

No ateliê em que Ryan Gold seleciona o buquê ideal para Deok Mi, há também flores de borboleta, com um cartão indicando que ela significa charme e atração. Assim como a flor delphinium, que simboliza "eu farei você feliz", e a flor de Gerbera, que quer dizer graça, bondade e gratidão. Há também a rosa vermelha, que simboliza "amor apaixonado" e a flor de estoque, que significa "para sempre linda".

Prímula-da-Noite segundo Hotel del Luna (2019)



Todos os anos Goo Chan Sung recebe, em seu aniversário, um vaso de flores de prímula-da-noite. O presente é uma lembrança da promessa que o seu pai fez com Jang Man Wol, a figura imortal que administra um hotel para fantasmas, quando ele ainda era criança. Pensando que a sua relação com Man Wol já estava encerrada, o rapaz volta para a Coreia do Sul para trabalhar em uma rede de hotelaria, quando, ainda no primeiro episódio, ele se surpreende ao receber mais uma vez as prímulas-da-noite, contendo comunicado da proprietária do Hotel Del Luna. O bilhete informava: "Eu estou escrevendo isso para te dizer que você será funcionário em nosso precioso Hotel Del Luna. Espero que você venha trabalhar a partir de amanhã". 

O curioso é que a prímula-da-noite, por ser uma planta bienal, tem ciclo de crescimento com duração de apenas dois anos, quando chega a época em que ela morre e se auto-semeia. Ela também floresce somente ao escurecer do dia, o que explica seu nome (e remete ao horário de funcionamento do Hotel Del Luna). Além disso, a prímula-da-noite simboliza a juventude, o amor eterno e, o mais adequado ao contexto do drama, uma doce memória. Também encontrei na minha pesquisa significados como "inconstância" e "infidelidade", que parecem um tanto contraditórios. Apesar disso, as características da prímula-da-noite tem forte relação com elementos apresentados no drama, como a morte, a reencarnação e o passado. 

Conforme o FlowerInfo, a flor de prímula pode ser presente de aniversário, como um lembrete do jovem amor de um casal; ser apresentada aos pais de um bebê recém-nascido; e também tornar-se símbolo afetuoso de um companheiro bem-amado.

Flor de chá segundo Legend of the Blue Sea (2016)



"As flores deste mundo têm seus próprios significados especiais. Sabe o significado desta flor? Algo que você tem, mas eu não tenho. São as lembranças." 

De acordo com Dam Ryun, em The Legend of the Blue Sea, as flores do arbusto do chá representam as lembranças. Ele oferece um ramo delas para a sereia Sim Chung, quando passeiam nos campos de chá de Boseong na era Joseon. Isso ocorre logo no início do episódio 5, após serem perseguidos por um grupo de capangas. Para ele, as memórias são algo que lhe falta, mas que a sereia Sim Chung tem, se referindo a recordações sobre os momentos que eles passaram juntos na infância. Não encontrei outras informações sobre a flor.

Frésias segundo Primeira Vez Amor (2019)


"Minha amiga, família e namorada. Vocês é todos os três. Você é quem eu amo." 

No último episódio de My First First Love, Youn Tae Oh gentilmente presenteia Han Song Yi com um buquê de flores misto, com frésias, rosas e algodão. Segundo Tae Oh, o presente é para animar Song Yi, que estaria sentindo falta dos seus amigos desde que eles se mudaram da casa de Tae Oh. "A rosa representa o amor, a frésia, a amizade, e o algodão representa o amor materno. Você é minha namorada, minha amiga e minha família", ele diz. O algodão, como dito anteriormente, pode significar o valor que damos as pessoas ao nosso redor, e considerando que eles são amigos de infância que acabaram se apaixonando, o buquê é um verdadeiro símbolo do relacionamento dos dois. 

De acordo com o FlowerInfo, além da aparência adorável e única, a flor de frésia também é amada por seu perfume encantador, e é usada em loções, sabonetes e perfumes. Ela também simboliza a confiança e a inocência, se tornando uma ótima opção para buquês de noiva e decorações de casamento. 

Lisianthus segundo Romance is a Bonus Book (2019)


A flor de Lisianthus significa amor imutável, e aparece em Romance is a Bonus Book no sétimo episódio, na ocasião em que Ji Seo Joon encontra a escritora Yoo Myeon Suk e a presenteia com um buquê delas com eucalipto. Na era vitoriana, a Lisianthus era símbolo de pessoas vistosas ou impressionantes, e considerando que a escritora Myeon Suk era dotada de talento e sensibilidade, o presente foi bastante adequado para ela. Principalmente porque, conforme o FlowerInfor, a Lisianthus é uma boa opção de presente e pode ser apresentada como forma de agradecimento e admiração por um amigo simpático e extrovertido. Outros dramas que apresentam a Lisianthus: Five Children (2016) e Super Daddy Yeol (2015).

Rosa laranja segundo Shopping King Louie (2016)


"Eu estarei apaixonado algum dia? Se eu me apaixonar por alguém, eu a darei essa rosa laranja, apenas uma única rosa" 

Outra variação das rosas é apresentada no episódio 8 de Shopping King Louie, quando Mr. Kim recorda um diálogo que teve com Louie sobre a linguagem das flores e o jovem herdeiro o questiona: "Mr. Kim, você conhece bem a linguagem das flores? Vermelho significa paixão; amarelo, ciúmes; e rosa significa felicidade. Você sabe o que laranja significa? Primeiro amor". Em seguida, Louie expressa seu desejo de presentear a quem ama com um único ramo de rosa laranja. Segundo o Passion Growers, rosas alaranjadas evocam energia e podem indicar entusiasmo, desejo e emoção. Dar rosas alaranjadas pode simbolizar seu romance apaixonado e a emoção do relacionamento com a pessoa amada.

Tagetes segundo The Beauty Inside (2018)


"Eu sei que a felicidade te espera" 

No episódio 9 de The Beauty Inside o pai de Kang Sa Ra a presenteia com um vaso de flores de tagetes em seu aniversário, com um bilhete escrito: “Sempre que vejo flores de tagetes que podem crescer bem em qualquer lugar, eu me lembro de você. Obrigado por crescer tão bem. P.S.: o significado simbólico das tagetes é a felicidade que está prestes a acontecer. Eu sei que a felicidade te espera”. Sa Ra lê na internet que o significado da flor de tagetes depende do seu tipo e pode ser tanto "felicidade que definitivamente virá", quanto "amor triste". Uma florista no drama confirma que a flor tem dois significados. Já no drama Here Comes Love (2016), a flor de tagetes africano significa triste adeus. 

Segundo o FlowerInfo, a flor de tagetes é repleta de uma variedade de simbolismos. Essas flores são chamadas de “a flor do sol” e são representativas da paixão, calor e criatividade. Para outros, ela é um símbolo de conforto e satisfação com simplicidade. Costumam ser usadas para decorar lugares sagrados ou especiais, como fogueiras ou pavilhões. Também são plantas frequentemente usadas na Tailândia e na Índia em casamentos, eventos religiosos e festivais.

Rosa verde segundo The Master's Sun (2013)


— Há vários tipos de rosas, com várias cores diferentes.
— Então, existem rosas verdes? Eu gosto de verde.
— Rosas verdes existem.
— Que massa! Elas devem ser bonitas.
— Elas não são nada bonitas. Parecem alface, igual a você(...)



Outra variação das rosas aparece no quinto episódio de The Master's Sun, quando a presença do fantasma do neto de uma senhora rica é percebida, por causa de um vaso de rosas verdes que permanecem frescas desde a sua morte. Todos os infortúnios sofridos pela empresa e a família do rapaz desde que ele faleceu estavam sendo consideradas frutos de assombrações. E por isso, ele deveria passar por um casamento póstumo para ter paz, já que havia morrido solteiro.

Gong Sil é quase obrigada a casar com ele a partir de um ritual em que teria que passar a noite trancada no quarto do rapaz. Nesse momento, o vaso de flores é destacado. Após tudo se acalmar, sua avó explica: "Já se passaram mais de 100 dias desde que Ji Woo nos deixou, mas elas ainda estão cheias de vida. Conforme o tempo foi passando, ninguém conseguiu tirá-las e todos ficaram com medo disso". O motivo do rapaz não ter seguido em frente é que ele ainda estava a espera da pessoa que ele gosta. Gong Sil explica, quase no fim do episódio, que a rosa verde significa "amor nobre, que só existe no céu".

Forsítia segundo Touch Your Heart (2019)


No episódio 15 de Touch Your Heart, os colegas Lee Doo Seob e Yang Eun Ji passeiam entre os arbustos de forsítia, enquanto conversam sobre os novos casais que surgiram na firma em que trabalham. Animado ao ver suas flores favoritas desabrochando, Doo Seob pergunta à secretária Yang se ela sabe o que as flores representam. Ela nega, e Doo Seob responde timidamente: "Meu amor, é mais profundo que o seu". Em seguida, ele a convida para sair para jantar.

A Forsítia é também símbolo de antecipação, segundo AuntyFlo. Isso porque a planta de forsítia começa como um monte de caules, e com um pouco de paciência e tempo, na primavera, as vibrantes flores amarelas florescerão, seguidas pelo crescimento exuberante das hastes da forsítia e as folhas verdes. A partir deste ponto, é possível antecipar o desabrochar das flores e aguardar que as folhas se espalhem e contrastem com a beleza da flor. É por isso que a Forsítia traduz tão bem o sentimento de antecipação que Doo Seob sentiu em relação ao seu encontro com a secretária Yang.

Flores de Natal segundo Uncontrollably Fond (2017)


Durante um encontro, no sétimo episódio de Uncontrollably Fond, Choi Ji Tae dá a sua suposta namorada Yoon Jung Eun um buquê de flores de Natal (Helleborus) e menciona que as flores combinam com ela. Pouco tempo depois, ele admite gostar de outra pessoa, e Jung Eun reage jogando um copo de vinho no rosto do rapaz, e destaca: "Ouvi dizer que a rosa de Natal significa isso: 'Não tenho nada para te dar'. Eu vou ter certeza que você se arrependa desse momento". Apesar de ser chamada dessa maneira, a Helleborus não é uma rosa, tem apenas o formato parecido com uma pequena rosa.

De acordo com Atoz Flowers, a flor simboliza "serenidade, tranquilidade e paz", mas também pode significar um "escândalo ou ansiedade". Esse último significado representa bem a situação constrangedora que a dupla passou no restaurante. No livro Me ama, não me ama: a linguagem oculta das flores, Peter Loewer observou:

“Elas [Helleborus] foram pensadas para ter poderes mágicos porque floresceram em clima muito frio, e se as flores aparecessem antes do Natal, pressagiava um ano abundante pela frente. Como as raízes não são comestíveis, acredita-se que elas contenham espíritos malignos, daí os significados mais sombrios de escândalo ou difamação.” [Fonte: Florismart]

Observação

Para a construção desse post, realizei pesquisa tendo como fonte artigos publicados na internet e a checagem de episódios em cada drama mencionado. A seleção dos dramas para este artigo teve como base a publicação do Korean Dramaland, com indicação das flores e episódios em que elas aparecem. Só estão listados dramas que já havia assistido. Conforme novos significados apareçam, posso organizar uma nova publicação. P.S.: Eu sei que em alguns momentos deveria ter colocado fotos das flores, mas não consegui evitar de destacar os personagens kkk 

E então, qual das flores mencionadas acima você gostaria de receber? Tem algum significado que achou mais bonito? Me fala nos comentários!

Você também pode gostar

8 Comments

  1. Eu vi em um dorama chamado start up no episódio 6 que tinha uma flor branca amarrada com um laço preto na ponte do rio han eu acho queria saber o significado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, lembro dessa cena... mas não tenho certeza de qual flor era, seria uma rosa branca? Se for, podemos considerar o mesmo significado de quando ela aparece em Cinderella and Four Knights. Lá em cima falo mais sobre a rosa branca.

      Excluir
  2. Por que nos doramas carregar uma flor na cabeça é sinônimo de ser louca/ doida varrida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma expressão que também não entendo muito... Eu pesquisei, mas não encontrei tantas informações.

      Inclusive, o My Korean Husband fez uma publicação comentando esse assunto (também no canal do Youtube). Mas, infelizmente, eles não chegam a explicar a origem da expressão :( Fiquei me perguntando se tem algo a ver com movimentos culturais, tipo emos usarem maquiagem pesada e serem relacionados a pessoas sentimentais, etc. Mas o curioso é que, olhando a publicação no blog do My Korean Husband, vi muitos comentários de pessoas de outros lugares da Ásia e até de países ocidentais falando que seus pais ou avós também costumavam falar que usar flores no cabelo é coisa de mulheres loucas. Isso me surpreendeu muito. Espero poder responder de forma mais apropriada no futuro, vou ficar devendo essa curiosidade. Obrigada pelo comentário! (:

      Excluir
  3. Não tenho certeza, mas me parece errado colocarem a calendula naquela foto.
    Acredito ser a tagetes ou flor de defunto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está correto. Tanto na série como na imagem são Tagetes.

      Excluir
    2. Parece que foi um erro de tradução. Como utilizei principalmente fontes em inglês, o Google traduziu o nome da flor para calêndula, em português. O termo que estava sendo usado era "marigold". Já vou corrigir no texto! Obrigada (:

      Excluir