Estudantes do curso de Jornalismo da UFC vencem Prêmio de Jornalismo Prefeitura de Fortaleza 2019 - Viratempo

Estudantes do curso de Jornalismo da UFC vencem Prêmio de Jornalismo Prefeitura de Fortaleza 2019

by - quinta-feira, dezembro 19, 2019



Por Josieldo Pereira

Alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) venceram, na noite desta quarta-feira (18), a Categoria Universitário do Prêmio de Jornalismo da Prefeitura de Fortaleza 2019, com o especial multimídia "Descartados". A cerimônia de entrega aconteceu no Teatro São José, e contou com a presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.



O Especial Descartados apresenta ao leitor, por meio do jornalismo multimídia, os percursos do lixo produzido na cidade de Fortaleza, do descarte ao tratamento em aterros sanitários, apresentando dados invisibilizados sobre coletas e políticas públicas, além de propor algumas alternativas para o cuidado com o lixo na capital cearense. A produção foi feita pelos alunos Ackson Bertany, Alice Almeida, Ana Luiza Braga, Arthur Calado, Daniel Rocha, Eldo Pereira, Enilton Junior, Ismia Kariny, Leonardo Maia, Roberta Linhares e Rodrigo Rodrigues. Além do troféu da noite na categoria Universitário, os estudantes recebem, pela premiação, o valor de R$ 8.000.

Com reportagens e matérias produzidas sob orientação da professora Dahiana Araújo, do curso de Jornalismo da UFC, "Descartados" foi resultado da disciplina Laboratório de Jornalismo Multimídia, ministrada pela professora no semestre 2019.1, como sequência da plataforma de Jornalismo Multimídia "Espiral", trabalhada semestralmente por estudantes do curso. Todo o material pode ser acessado no endereço: https://especialdescartados.wixsite.com/espiral.

O Prêmio de Jornalismo da Prefeitura de Fortaleza 2019 acontece anualmente, premiando trabalhos com padrão de excelência jornalística que tenham foco em ações na área do Município de Fortaleza, e que abordem, com profundidade e amplitude, a investigação jornalística nas questões das políticas públicas indutoras ao processo de desenvolvimento social, socioambiental, socioeconômico e sustentável. Veículos de comunicação locais também foram premiados na solenidade.

Você também pode gostar

0 Comments