Como documentar citações no Evernote

sexta-feira, janeiro 26, 2018



       Há algum tempo eu estive procurando por toda a Play Store um aplicativo que pudesse utilizar para salvar minhas citações favoritas de livros, filmes, etc. Encontrei dezenas de aplicativos de catálogos, mas nenhum com a funcionalidade que eu procurava. Até que nos últimos dias, quando decidi fazer uma lista de aplicativos úteis para os estudos, descobri o Evernote. Na verdade, eu já o conhecia há anos, mas só agora percebi que ele é perfeito para as minhas necessidades. 


       Acredito que fazer esse arquivo e mantê-lo organizado pode ser útil para muita coisa futuramente. Por exemplo, quando estiver fazendo as leituras e pesquisas para o meu TCC. Fazer o fichamento utilizando um aplicativo como o Evernote vai facilitar muito o meu trabalho. Como ele possui um sistema de divisão em cadernos, etiquetas, e permite armazenar aúdio, imagens, etc. a liberdade para usar a criatividade é imensa. Por isso, resolvi trazer algumas dicas para mostrar como fazer um arquivo de citações da maneira que eu estou planejando. É bem simples, acho que no primeiro acesso qualquer pessoa pode ter a mesma ideia que tive.

1. Adicione cadernos com o título do livro, série ou filme.

       Eu pretendo fazer o arquivamento dessa forma, pois assim fica mais organizado. Quando eu quiser retirar alguma citação de determinado livro basta fazer a busca por ele, e pronto. O aplicativo, depois que você cria uma certa quantidade de cadernos, disponibiliza a função de pesquisa, por isso não tem problema algum criar vários deles.

2. Coloque como título dos arquivos a localização da citação. Seja no ebook, livro, filme, ou série.

       No título das notas, é interessante que se coloque a localização da citação para tornar mais prática a procura por ela na fonte. Eu organizo desta maneira: se for livro físico, coloco Livro Página 78; caso seja ebook, ficaria Ebook Posição 732; Para filmes seria Filme 1:23:34 identificando o horário; e em séries, programas e novelas S01E02 (52:16), ou simplesmente Episódio 1 (43:12) se não tiver mais que uma temporada.

3. Organize as etiquetas por temas, categorias, ou autores.

       Eu prefiro organizar por categorias, como por exemplo cristianismo, filosofia, crítica literária, etc. Mas acredito que dividindo em temas filtre melhor. Temas como amor, amizade, fé, etc. É uma forma de encontrar rapidinho aquela frase que a gente estava precisando ler para alegrar o espírito e alimentar a mente, ou mesmo algo para colocar na legenda de uma foto no instagram, por que não? kk Separar por autores eu recomendo muuito para quem está fazendo fichamento para o TCC. Principalmente para aqueles que têm dificuldade em aprender a escrever corretamente os nomes.

Bom, é isso. Três dicas bem simples e rápidas para fazer um bom uso do Evernote. Espero ter ajudado. E se você achou que esta postagem foi útil, deixa um comentário e se inscreve na newsletter para não perder as próximas!

Você pode gostar também

0 comentários

Curta a página no Facebook

Anúncio