Black Cosplay - Viratempo

Black Cosplay

by - domingo, dezembro 13, 2015


Quando eu comecei a me interessar por cosplay, a maior dificuldade que tive foi encontrar personagens, nos meus animes favoritos, que tivessem a mesma cor da minha pele. Isso me deixava um pouco chateada, mesmo que pudesse compreender que como os animes são japoneses, o mais comum é ter personagens de pele clara. Eu também tinha meus personagens favoritos, aqueles que me faziam pensar: "Nossa, se eu fosse branca eu poderia fazer este cosplay". Eu realmente me sentia limitada. É claro que existem personagens negros nos animes. Assim como em filmes, mangás, HQs, séries, e tudo mais. Mas esse não era o único problema. A maioria destes personagens eram hiper-sexualizados. A exemplo da Halibel, nos animes, ou até mesmo da Tempestade, nas HQs.

É impossível não se sentir desanimada e frustrada com isso. Sempre vi o cosplay como um hobby que quando você começa, desenvolve um amor tão forte por ele, que parar é muito difícil. A possibilidade de poder se tornar o personagem que você gosta, que admira, e homenageá-lo dando vida a ele? Não consigo pensar em hobby mais divertido que esse, no momento. E quantos cosplayers existem por aí que se sentem tão frustrados quanto eu? Eu quero poder olhar para aquele personagem e imaginar que poderia ser eu ali. Refleti tanto sobre isso, que acabei descobrindo algo além da pele.

Cosplay e racismo

Enquanto cosplayer, eu nunca tive a experiência desagradável do racismo. Na verdade, eu nunca tive a oportunidade de receber algum tipo de resposta de um público amplo, como aconteceria caso eu divulgasse imagens em uma plataforma social, como tantos outros cosplayers fazem. Ainda assim, eu já vi muitos cosplayers recebendo críticas absurdas e desnecessárias, não somente por racismo, mas por cada coisa insignificante que não estava de acordo com os gostos dos "críticos". Críticos nada, né. Eu diria haters mesmo, considerando que os comentários não eram nada construtivos.

Por isso, imagino que, nessa perspectiva do racismo, a minha maior preocupação seria em relação aos cosplayers que curtem o estilo cross-race. Ou seja, aqueles que refletem mais a minha vontade de interpretar os personagens que gosto e não possuem a mesma cor da minha pele. Cross-race, como o próprio nome já diz, se refere a caracterização que desconsidera a cor da pele de uma pessoa em relação àquela do personagem. É mais comum ver comentários negativos nesse tipo de caso, quando a cor da pele incomoda os "fãs" desses personagens.

Se um negro se veste como um personagem branco: "Ah, fulaninho não é assim". O curioso é que esses mesmos fãs não sentem esse incômodo ao ver um japonês se vestir como a personagem Halibel, por exemplo. E então, eu me pergunto o que realmente incomoda a eles. Vale mesmo a pena dar atenção para essa gente?

Afinal de contas, não é para agradar aos outros que temos esse hobby. Ele existe para ser divertido, e divertido para nós mesmos. Se os comentários negativos não agradam, ignora. Se é construtivo, talvez deva levar em consideração. Se são ofensivos e racistas, denuncia. Não existe solução simples para um problema complexo, mas isso é o que podemos fazer. Alcançar novos espaços e trazer representatividade para, assim, mudar a mentalidade das pessoas.

Inspiração

Cosplay já é um reconhecimento. É olhar para aquele personagem e sentir que há algo de você nele, ou que há algo nele que você gostaria de levar para sua própria vida. É tirar uma folga do nosso próprio universo e nos deixar imergir em um outro mundo, com possibilidades além daquilo que poderíamos imaginar. Somente quando tomarmos consciência de que esses significados são mais importantes do que uma mera característica física, é que estaremos verdadeiramente livres para sentir a plenitude do que é fazer cosplay.

Então, eu penso que é importante termos em quem nos inspirar. Não somente em um personagem, mas em outros cosplayers que estão fazendo o que gostam sem dar importância para o simples "parecer" - fisicamente, no caso. Quem mais me inspirou a mudar essa visão que eu tinha e que me fazia sentir presa e frustrada quanto a algo que deveria ser simplesmente divertido, foi a Maki. Ela escreveu um texto completo, que só quem já esta há muito tempo dentro do universo cosplay poderia descrever, sobre o racismo. Como não tenho toda a experiência dela, sugiro que leiam o artigo que ela escreveu, intitulado "Sou um cosplayer negro e tão bom quanto os outros cosplayers". Eu não conseguiria colocar melhor em palavras, mas ela representou exatamente o que eu já senti.

Aceitação

Como eu venho falando, e espero que tenha ficado claro até aqui, não adianta apenas mudar sua visão sobre a cor da pele e continuar deixando de fazer um personagem por ele ser magrinho e você ser um pouco mais gordinho, ou por não achar que tem a altura do personagem, ou não é tão velho ou tão novo quanto ele, etc. Apenas se divirta, seja criativo, o importante mesmo é o quanto você está aproveitando e curtindo o que faz.

Cosplay não é para ser bonito ou perfeito do ponto de vista dos outros. Coloque-se em primeiro lugar. Porque gastar tempo e dinheiro se dedicando a algo só para receber elogios de terceiros é uma escolha bem ruim, né? Ninguém jamais vai entender como você, o significado que coloca naquilo ao qual se dedica. Não deixe que alguém mal intencionado estrague sua experiência. Faça com que os seus esforços sejam o suficiente para te deixar feliz, e aproveite!

Só para finalizar, queria deixar aqui uma resposta do John Boyega, o Finn de Star Wars, sobre os comentários racistas que ele recebeu ao interpretar o personagem da trilogia, em entrevista para a Times:

"Eu simplesmente não entendo. Vocês tem todos os tipos de alienígenas imagináveis para o homem, neste filme. Com tentáculos, cinco olhos. Alienígenas que, se existissem, teríamos um problema. Nós teríamos que levá-los ao governo e dizer, 'O que você é?'. No entanto, o que você quer fazer é se fixar na cor de outro ser humano. Você precisa voltar para a escola e desaprender o que aprendeu".

Links úteis

Eu tentei muito colocar fotos, mas o blogger não ajudou muito. Além de que o post ficaria enorme. Por isso, vou deixar abaixo os links dos meus tumblrs e cosplayers favoritos. Se nada do que falei foi capaz de te convencer de que a pele é o menos importante em um cosplay, tenho certeza de que, depois de dar uma olhadinha, mesmo que rápida, nesses tumblrs, você vai mudar de ideia. Obrigada mais uma vez por ler até aqui. Não esquece de comentar o que pensa sobre o assunto.


Cosplaying While Black
Cross-Race Cosplay
Black Kpop Fans
Facebook da Maki
Facebook da KayBear


Atualizado em 01 de setembro de 2018


Até mais ♥

Você também pode gostar

0 Comments