Saiba como traduzir qualquer romance visual para o português | simples e rápido - Viratempo

Saiba como traduzir qualquer romance visual para o português | simples e rápido

by - segunda-feira, fevereiro 21, 2022

 

A imagem mostra uma garota jovem sorrindo, sentada em frente a um computador.
(Imagem: reprodução/Wallpaper Flare)


Romance visual ou visual novel é um gênero de jogos conhecido popularmente entre os fãs da cultura asiática. Tratam-se de jogos focados principalmente em narrativas no formato textual, apresentados por meio de artes ilustrativas. Esses jogos se destacam por permitir ao jogador alterar os eventos da narrativa, levando o personagem principal a viver experiências distintas e, dessa forma, impactando no final da história, que pode ter um desfecho bom ou ruim.

O gênero é ainda pouco conhecido no Brasil. mas nos últimos anos ganhou popularidade com o público dos jogos mobiles, por oferecer uma variedade de romances já traduzidos para o português. As opções disponíveis, por outro lado, ainda tornam difícil a experiência dos jogadores, considerando que a maioria dos romances visuais em dispositivos móveis limitam o número de ações possíveis dentro do jogo, com os chamados "pontos de ação", e exigem recursos pagos para melhorar o progresso na história. Talvez por isso, há quem ainda resista aos visual novels nessas versões.

Por isso, pensando no público fã dos romances visuais, que ainda preferem as versões para PC, mas se sentem limitados pela falta de opções disponíveis em português, trouxe esse guia para traduzir qualquer visual novel para o português. Então, se depois de ler você achar que esta publicação foi útil, deixa um comentário, vou ficar muito contente em saber. Agora, vamos lá para as instruções. É muito simples! O programa que iremos utilizar é o Capture2Text.

1. Onde baixar o Capture2text

O programa que você vai utilizar para traduzir seus jogos é o Capture2text. Você pode encontrá-lo para baixar no site da Source Forge, basta « clicar aqui » para ser redirecionado. Depois de extrair o arquivo da pasta compactada, ele já estará pronto para uso.

2. Como configurar o Capture2Text

Depois que a pasta for extraída, você só vai precisar executar o arquivo « Capture2Text » , que ficará em segundo plano apenas no aguardo para ser acionado. Ele pode ser encontrado junto aos ícones no cantinho inferior da sua tela:


Para configurá-lo, é necessário abrir as configurações do aplicativo. Então, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do Capture2Text, clicar em "settings", que uma nova janela será aberta. Lá, você encontra todas as informações de atalhos, e pode alterá-los como desejar.


Por padrão, win + Q é o atalho que você irá utilizar para selecionar o texto que quer capturar para tradução, conforme indica a imagem acima, no item "Start OCR Capture". Os itens de "Quick-Acess Language" são utilizados caso você queira mover de um idioma para outro rapidamente. Já os demais, em tradução rápida, significam:

  • Re-Capture Last - Recapturar o último
  • Text Line Capture - Captura de linha de texto
  • Forward Text Line Capture - Próxima captura de linha de texto
  • BubbleCapture - Captura de bolha
  • Text orientation - Orientação do texto
  • Toggle whitelist - Alternar lista branca
  • Toggle blacklist - Alternar lista negra
Depois de configurar os atalhos, você parte para a próxima categoria, OCR 1. Em "current OCR language" você marca o idioma que o jogo está utilizando. Lá, você também adiciona seus idiomas preferidos ou os idiomas utilizados pelos principais jogos que você curte, para serem acionados pelo atalho de acesso rápido "Quick-Acess Language".

Já configuradas as opções de idiomas dos jogos, você deve seguir para a categoria "Translate", para adicionar o idioma de destino. Ou seja, para qual língua você quer que o jogo seja traduzido. Aqui, entendemos que seja o português, então a sua configuração deve ficar dessa forma:


É claro que você também pode escolher um idioma de destino diferente, caso sinta que, por exemplo, do japonês para o inglês a tradução seja melhor. Vai depender de quais idiomas você domina e quais são as suas preferências. Também irei ensinar, ao decorrer dessa publicação, como adicionar idiomas que não estão disponíveis no aplicativo.

O Capture2Text tem diversas configurações para deixá-lo do jeitinho que você quiser. Tem opção de alterar tamanho da tela de captura e da linha de texto, a cor de fundo da caixa de captura, entre outros. Mas para esse tutorial, as configurações que utilizamos já serão suficientes para o objetivo, que é traduzir o texto dos jogos, desde visual novel até outros tipos de gêneros, já que o aplicativo também deve funcionar com eles. Agora, vou explicar como utilizar o Capture2Text na prática.

3. Como utilizar o Capture2Text

A lógica do programa é bem simples. Primeiramente, você aciona o atalho de captura que escolheu. No caso, por padrão, ele é windows + Q. Depois de acionado, vai parecer que nada mudou. Mas não ache estranho, o que você precisa fazer é desenhar uma caixa sobre todo o texto que quer capturar para tradução, da seguinte forma:


Lembre-se de acionar o atalho sempre no cantinho onde o desenho da caixa irá iniciar, como indica a imagem acima. Depois de selecionado, espere alguns poucos segundos, que a janela com a tradução irá abrir:


E é isso! Fácil de usar, não é? Mas tenho que dizer que tive dificuldades em utilizar o aplicativo no Doki Doki Literature, que foi o primeiro jogo que tentei testar o aplicativo para fazer as imagens. Eu acredito que seja porque a fonte do DDL tem contorno colorido, e isso pode ter atrapalhado na leitura do aplicativo. Mas logo em seguida, testei no A Pinch of Magic e funcionou direitinho. Então, entendi que não era um erro do programa. Inclusive, acho que devemos falar também sobre erros prováveis de acontecer. Eu identifiquei um apenas e já sei como resolvê-lo. Conforme for descobrindo novos erros, eu irei atualizar essa publicação. Mas antes, imagino que você queira saber como adicionar novos idiomas, certo? Então, vamos lá!

4. Como adicionar idiomas ao Capture2Text

Para adicionar idiomas ao Capture2Text, você primeiro tem que baixar o arquivo do idioma desejado pelo site oficial da Source Forge. É só « clicar aqui » para ser redirecionado. No exemplo, eu escolhi o idioma chinês, simplificado e tradicional, já que não sei qual dos dois está sendo utilizado no jogo que irei testar. Como vocês viram na imagem da categoria "Translate" antes, eu não tinha o idioma chinês. Então, vamos instalar ele e ver se vai funcionar.

Primeiro, vá para a pasta onde estão os arquivos do Capture2Text e em seguida abra a pasta « tessdata ». É lá que você deve colar o arquivo baixado. Eu fiz esse procedimento, e ficou assim:


Agora vamos testar! Lembre de configurar novamente o aplicativo para atualizar ele já com o novo idioma. Se por acaso ele não aparecer, testa fechar o programa e abrir de novo.


Funcionou muito bem! E olha a qualidade da tradução, dá pra ver que não ficou uma tradução torta, desconexa. O Capture2Text é realmente uma boa opção para quem está interessado em conhecer outros títulos do gênero de visual novel, mas não consegue encontrá-los com tradução em português. Entendo que para alguns pode ficar cansativo ir traduzindo manualmente cada diálogo. Mas, essa é a melhor alternativa no momento. Capture2Text é um bom quebra-galho.

5. Corrigindo erros do Capture2Text

Nos meus testes do Capture2Text, eu identifiquei apenas um erro. Quando eu executava o aplicativo ele não abria. E quando abria, fechava em poucos segundos. Quando eu passava o mouse em cima do ícone ele também fechava. Então, se isso estiver acontecendo com você, teste fazer o seguinte:


  1. Crie um atalho para o arquivo « Capture2Text.exe » na área de trabalho ou onde desejar.
  2. Depois clique com o botão direito do mouse sobre o atalho e selecione "propriedades"
  3. A janela deve abrir já nas configurações de atalho, então vá até o item "destino" e cole essa informação logo no final: " --portable".
  4. Obviamente, sem as aspas. Mas o espaço que eu deixei antes dos tracinhos deve ser colado junto. Essa informação é para ser adicionada logo depois do "Capture2Text.exe" que está no item de destino.
  5. Clique ok e tente executar o aplicativo outra vez, dessa vez pelo atalho, para ver se deu tudo certo. Eu espero que sim!
Ah, e caso o seu problema tenha a ver com a janela de tradução não aparecendo ou algo do tipo, testa tirar o jogo do modo tela cheia, para ver se isso resolve o problema. Ele deveria funcionar em tela cheia, mas às vezes algum bug pode dificultar a sobreposição.


E aí, curtiu esse artigo? Me fala nos comentários. Quero muito saber qual jogo você estava louco para jogar, mas não podia porque o idioma era um obstáculo. Se tiver ainda alguma dúvida, também recomendo ver o tutorial em vídeo, produzido pelo Breno no canal Brenommorpg. Foi de lá que tive a ideia de trazer esse tutorial para o Blog Viratempo. Então, vejo você na próxima publicação. Abraço!

Você também pode gostar

1 Comments